Quando um crime chega ao conhecimento da polícia é realizado um RO (ou BO), sendo o registrado o delito. A partir de então pode ser instaurado um Inquérito Policial. O inquérito policial é o procedimento pelo qual o crime é investigado e a partir dele podem ser realizadas diversas diligências, como depoimento do suposto autor do fato, das testemunhas e supostas vítimas, remessa de ofícios e requisição de documentos e de perícia.

A partir dos indícios de crime, no bojo da investigação podem ser pedidos busca e apreensão, representação por prisão preventiva e temporária, dentre outras medidas cautelares. Como a investigação é feita a partir do Inquérito Policial é de suma importância o seu acompanhamento por um advogado criminalista na defesa dos direitos do investigado. A importância se deve pela necessidade de esclarecer no Inquérito as circunstâncias do fato.

Com o assessoramento jurídico por parte de um advogado criminalista durante o Inquérito é possível saber o rumo das investigações e adotar desde já uma postura defensiva, seja requerendo diligências a serem cumpridas pela Polícia Judiciária (Polícia Civil ou Polícia Federal), seja apresentando documentos que auxiliam na investigação do crime.